terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Anglicismo: Um paixão dos brasileiros?

Agora que você já assistiu ao video clip, poste sua opinião:

1. A infuência da língua estrangeira, principalmente a inglesa, é prejudicial a língua portuguesa?

2. Qual o impacto desta influência em nossa sociedade? Destaque os pontos positivos e negativos.

14 comentários:

Vitor disse...

Com certeza a influência de línguas estrangeiras é prejudicial a qualquer língua, mas infelizmente é uma coisa que nao é possível repelir totalmente. O nosso idioma é o retrato da nossa história, tal como de nossos ancestrais portugueses, é relato de nossa cultura, e é fundamental para um povo que queira se perpetuar como nação não abdique dessas qualidades.
Se nós continuarmos abrindo espaço cada vez mais para o uso de vocábulos estrangeiros, havendo para o mesmo um em português estaremos compactuando com a destruição de nossa cultura e conseqüente perda de identidade de nosso povo, que ja tem valores tão deturpados.
Mas o conhecimento de outras línguas é benéfico e em alguns casos necessário, pois como as distâncias estão cada vez mais curtas, com os meios de comunicação cada vez mais rápidos e funcionais, e a constante globalização, haverá cada vez mais exigência que se conheça outros idiomas!

Vitor; Christopher; Vinicius; Douroti; Thalyta.

Anônimo disse...

É positivo porque algumas paalvras têm o mesmo significado nas duas línguas e é conhecida no maioria dos países.
Negativo, porque está desvalorizando a língua portuguesa.


Grupo: Flávia, Juliane, Macla e Michelle. 3 ª A

Anônimo disse...

A influência de outras linguas sempre vai ser prejudicial a nossa lingua.
Mas a influência da lingua inglesa é o maior prejuizo para todas as linguas, memo ajudando no turismo e no desenvolvimento do país, ela nós torna mais seduzidos por uma lingua que além de rejeitar o nosso modo de falar, tambem prejudica as nossas normas no jeito de falarmos.
Grupo: Ayla, Ana Maria e Suelen L.

Anônimo disse...

1º Não, porque só seguimos o mundo e suas novas invenções tecnologicas e suas formas de serem escritas e faladas.
2º Nenhuma, porque só aprendemos o que queremos e ninguém nós obriga a aprendermos o que não queremos.
Felipe Bispo 3ºA

Anônimo disse...

A língua inglesa não prejudica a língua portuguesa. O que devemos fazer é aprender o português e utilizar-o corretamente no dia a dia a partir disto não existe mal nenhum em começar a aprender outra língua, e de vez em quando utilizar uma ou outra expressão, afinal vivemos num mundo globalizado.

Samuel, Marcela, Tigrão, Aline e Edilson. 3d

Anônimo disse...

Sim a influência das líguas estrangeiras é prejudicial porque aos poucos ela vai banindo a lígua portuguesa.Pois as pessoas usam o estrangeirismo para se divulgarem,e para se auto promoverem além de perderem a sua cultura.
O impacto desta influência na nossa sociedade é grande pois para o comercio, o estrangeirismo é um ponto positivo pois eles usam para se divulgarem para as pessoas que não falam outras líguas ficarem curiosos e comprarem os seus produtos.
E o ponto negativo são para as pessoas que não posuem conhecimento de outros idiomasalguns porque não estudaram outros porque não teve a oportunidade.e também porque as pessoas vem usando muito outros idiomas ao invés do português oquê acaba acontecendo oquê ja disse mais acima que acabamos perdendo a nossa cultura os outros idiomas vão banindo o nosso vocabulario.

Grupo:Erick;Alison Krüger;Estela;Katia;Carlos Alexandre;José Guilherme.3ºD

Anônimo disse...

"A influência em nossa lingua é muito grande,e bem prejucial também!Isto porque é utilizada de uma maneira errada,pode-se sim utilizar palavras estrangeiras em nosso cotidiano,porém,não substituir as palavras da lingua original pelas estrangeiras...por isso que hoje em dia,esta tão dificil mudar as palavras estrangeiras de nosso linguajar,pois estas ja estão "enraizadas",fazendo com q as pessoas continuem com este habito e enfraquecendo cada vez mais nossa cultura!"
GRUPO:CAMILA,BRUNO,ANDRESSA E KATIA (3°D)

Anônimo disse...

A gente se influencia pela lingua estrangeira e isso pode ser prejudicional... Essa influencia cultural americana esta fazendo com que o povo brasileiro esqueça de suas origens!
Devemos ter conciencia que é aqui a nossa historia, que é aqui que vivemos...
Podemos usar anglicismo sim, nada nos impede disso, porem nao usar de forma exagerada como vem ocorrendo!
É importante e interssante aprender linguas diferente, mas não devemos esquecer de valorizar a nossa lingua o nosso PORTUGUÊS!!!

Fabia, Jaqueline, Marcos Paulo, Rafaela

Anônimo disse...

anglicismo: fenomeno de importação de palavras inglesas para o idioma portugues (internet,piercing,mause)
algumas delas inclusive já passaram pelo processo de aportuguesamento (bife,futebol,,hamburguer,xampu).

Anônimo disse...

A lingua inglesa não influencia na lingua brasileira.
o que devemos fazer é usarmos corretamente as palavras,dependendo do lugar que estivermos,mas isso é normal ate porque o mundo esta se modernizando muito e vamos ter que nos acostumarmos com isso.

Anônimo disse...

A lingua inglesa não influencia na lingua portuguesa.
O que devemos fazer é usar corretamente as palavras e depende do lugar onde estamos,mas o mundo de hoje esta muito modernizado e devemos nos acostumar com isso.
(claudio,jonathan,kelvin,3C)

Anônimo disse...

A lingua estrangeira prejudica sim,a língua portuguesa.Pois existem pessoas ainda leigas,ou seja,que não tem a minima idéia do que possa estar escrito em inglês ou em outra língua.Um impacto negativo ,é que,com o estrangeirismo,as pessoas são obrigadas,em alguns setores,saber uma língua que não é a sua,sendo que,no pais de origem da língua,não são obrigados ao mesmo.O ponto positivo pode ser o de expansão de serviços e mercado,que em outros países é maior e mais lucrativo.

Grupo:Edson,Elvis,Diego,Guilherme e Mario.3ºC

Viviana disse...

Viviana Terezinha Bispo 3ºC
NÃO.EU ACHO QUE JÀ NOS ACOSTUMAMOS
COM PALAVRAS EM INGLÊS NO NOSSO VOCABULÀRIO, È BOM POIS NOS MOTIVA A QUERER APRENDER FALAR OUTRAS LÌNGUAS TAMBÈM.SÒ NA HORA DE ESCREVER QUE NOS CONFUNDI UM POUCO.

Anônimo disse...

Pode ser prejudicial a lingua portuguesa sim mas às pessoas não, é um curriculo da vida cheio de oportunidades a mais.
Mas em questão de tradição e cultura, é preocupante pois na maioria dos casos fazem uso de palavras estrangeiras para se promover, captar ideais ou manipular os demais, na questão de propagandas, até meios de comunicações e isso nos leva a pensar que a língua do nosso país não é suficiente para atrair o povo com novas invenções ou entrenimentos.

Jéssica, Lhaís, Tailissa e Thyago - 3ºC