segunda-feira, 10 de março de 2008

Estrangeirismo

Poste um comentário crítico sobre o vídeo assistido.

20 comentários:

Vitor disse...

Este vídeo demonstra como é cada vez mais comum o uso de palavras em outras línguas, no caso o inglês, para nos comunicarmos.
A mídia também está cada vez mais fazendo uso de palavras estrangeiras, pois chamam mais a atenção, dão um aspecto diferente à propaganda tornando-a mais chamativa. O uso dessa linguagem é mais freqüente nos grandes centros urbanos, onde há grande número de estabelecimentos comerciais, grandes redes nacionais e internacionais. Já no interior não usam para dar nome à lojas e ou produtos, pois além de terem menos influência ainda usam vocábulos arcaicos da língua portuguesa.
Mas aos poucos essa onda vai chegando às periferias e cada vez mais acabando com nossa língua, fazendo com que incluamos essas expressões ao nosso vocábulario quebrando as tradições de nossa língua, que apesar de estar em constante mudança, é retrato de nossa história e cultura!

Bar Tamo Junto disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Bar Tamo Junto disse...

No vídeo, ele critíca, o estrangerismo no Brasil.As pessoas falam o inglês, muitas vezes sem saber o significado.
Ele tenta mostrar,que devemos valorizar a linguagem brasileira, excluido de vez as palavras esntrangeiras do nosso vocabulário.
Mostrando não ter vergonha da nossa verdadeira cultura.

*Aline Kravicz, Camila Assumpção, Thiago Felipe, Alessandro zinher, Gabriel.

Unknown disse...

O Estrangerismo é usado no Brasil em muitos lugares, na nossa opinião as pessoas acham graça em misturar o inglês com o português.Há vários lugares em que o nome é escrito em inglês,até mesmo no nosso cotidiano.Já usamos o estrangerismo ,às vezes sem perceber.
Alunas:Bruna Tobias,Elaine e Rafaela.3ºB.

Anônimo disse...

Na minha concepção de vista,achei um video um pouquinho aumentado,porém vive em nossa realidade dia após dia,mostra a pobreza da nossa lingua,tem pessoas que falam assim porque acha que é chique,as vezes nosso povo carece de cultura,mas tem palavras que já estão cravado em nosso português e não há espaço para tirar.

Mas uma opinião vamos evitar de Falar linguas de outro país.


ALUNO:Marllon Felipe Faria.3°d
e Elton

Anônimo disse...

O filme nos mostra as diferentes formas em que a língua inglesa está sendo usada atualmente em nosso país.
Seu uso, muitas vezes é necessário para algumas pessoas, mas há outras que não sabem o significado de certas palavras, por acharem "chique" o modo como são faladas.

Grupo: Djeine, Jéssica, Chayane, Maiara e Guilherme -3º A

Anônimo disse...

Para o nosso grupo, não vemos problema usarmos palavras de outros países e em alguns lugares e em certas ocasiões se torna "chique" e causa uma boa impressão, mas para um texto escrito, acabamos rebaixando a língua portuguesa, dando a impressão de que não gostamos da nossa língua. Já no filme, se tornou algo vergonhoso e constrangedor não saber algo tão óbvio, mas em todo caso, o vídeo foi até engraçado.

Grupo: Dhaniele de Fátima, Andréia Ramos, Franciane Souza.

Anônimo disse...

Não apoiamos o estrangeirismo porque devemos valorizar o nosso português, ele tem que estar em primeiro lugar. Devemos aprender primeiramente nossa própria língua.

Grupo: Flávia, Juliana, Macla. - 3ª A

Anônimo disse...

Eu apoio o uso de estrangeirismo, porque tem algumas palavras que não podem ser substituidas e no sentido (significado) fica estranho, então usamos o estrangeirismo.


Michelle - 3ª A

Anônimo disse...

Achamos bem criativo pois o autor do video queria mostrar de uma maneira "engraçada" a crítica do uso do inglês no Brasil. Os brasileiros utilizam muitas palavras estrangeiras para identificar algum produto ou alguma coisa. A língua inglesa é muito importante para muitos países, não só parao Brasil, porque é uma língua mundial.

Grupo: Maria, Camila Costa, Regiane, Aryele, Caroline, Emanuela, Silamara. 3ª A

Anônimo disse...

No filme, um cantor nordestino fazia uma viagem com os amigos onde depara-se com diversas palavras em inglês a qual faz uma relação sobre ter que usar todas essas palavras sem nem ao menos saber como se pronuncia.
Apesar da opinião do cantor ser fundamentada, não se pode considerá-la como verdadeira. Pois o que ocorre é uma difusão da cultura inglesa no Brasil por causa da globalização,isso movimentou muitas pessoas a se adaptarem sob este novo estilo de vida e a conviverem com ele.
A linguagem difundiu-se muito e extremamente rápido e essa forte itensidade fez com que muitos não se adaptassem a esse modelo, como ocorreu com o cantor.

Renan Macedo e Silva 3 A

Anônimo disse...

Esse vídeo está falando de um uso abusivo e indiscriminado de termos estrangeiros (anglicismo)na língua portuguesa, ele demonstra dessa maneira um claro programa de invasão cultural patrocinado pelo governo como de Bush.
A questão do estrangeirismo não tem nada a ver como anti-americano. Isso já acontecia há séculos quando a França ocupava o papel que os EUA ocupam agora de centro do mundo, era disputada a invasão de nossa língua, por esse termos, principalmente pelo fato que tal coisa ocorria por causa de uma sociedade aristocrata eletista, nunca vimos um pobre usar palavras estrangeiras, estão mais preocupados em buscar o pão de cada dia.
No caso do vídeo, várias pessoas nunca conhecem a língua americana, por ex.: quando veio o Mc Donald's no Brasil ninguém conhecia a palavra , tal de Hamburguer, shopping, skate, volleyball, etc. através da sociedade incentivaram as pessoas, propagandas, pessoas falando bem dos nomes estranhos, até que ficou no nosso cotidiano. Existe muita cultura americana no Brasil que nós não percebemos, a música como Rock n'roll, hip hop, soul e funk, etc.. automóveis: GM General Motors; economia: a moeda mais conhecida do mundo é o dollar.

grupo: Rafael, Alex, Edson, Renan, e Wendel. - 3 A

Anônimo disse...

O estrangeirismo é bom porque traz para o nosso país novos conhecimentos mesmo que seja na linguagem, assim o Brasil um país em desenvolvimentotem mais essa contribuição para o desenvolvimento do país e da população.
Grupo: Ayla, Ana Maria e Suelen L.

Anônimo disse...

Cada vez que o mundo evolui, novas coisas são inventadas e muitas coisas podem ser usadas em sua forma escrita normal ou só na forma de pronuncia do Inglês e, com isso o estrangeirismo aumenta cada vez mais.
Felipe Bispo 3ºB

Anônimo disse...

O vídeo ataca o estrangeirismo como uma ofensa a língua portuguesa, nós não usamos tanto! assim a língua estrangeira. "Vou ao shopping fazer compras", esta frase não causa espanto em ninguém,afinal vivemos num mundo globalizado. Samuel,Marcela,Aline,Tigrão e Edilson. 3d

Anônimo disse...

"O video retrata bem a mistura,em que nós brasileiros fazemos com a linguagem Portuguesa e a Estrangeira.E com este,podemos perceber o quanto o inglês influi em nosso cotidiano.Há palavras que utilizamos para um fin e que ao traduzir não otemos o significado real,mais são palavras que naum temos opção de troca,já estão definitivamente instaladas no vocabulário geral...Mas o certo seria usar somente palavras portuguesas e evitar as estrangeiras para não enfraquecer nossa lingua!!
GRUPO:CAMILA,BRUNO,ANDRESSA E KATIA (3°D)

Anônimo disse...

A língua faz parte da identidade cultural de umpovo. no brasil,existe atendencia de se cultuar o que vem dos países de primeiro mundo.esse sentimento de inferioridade, reflexo da nossa colonização de exploração ,faz com que até mesmo a lingua de outros se imponha sobre a nossa.existem caso que o uso da expressões estrangeiras se justifica, por exemplo,quando não existe um termo correspondente em nossa língua. De resto ,é desnecessa´rio e apenas revela a nossa sensação de inferioridade.
ANGELA ...3°C

Anônimo disse...

O estrangeirismo ja virou um fato, é praticamente normal as pessoas incluirem o inglês na lingua portuguesa ou em outras.
Até mesmo a mídia se adepta a este 'esquema' propriamento dito , talvez parar incentivar ou nos fazer perder aos poucos os costumes de origem, pois o Inglês há muito tempo se tornou uma lingua essencial ao mercado de trabalho, e ele o quanto antes estudado mais beneficio nos tratá, mais além.
Mas de certo modo é ruim porque irá fazer parte do dia-a-dia cada vez mais aprofundado e como ja disseram querendo ou não vai quebrar a tradição da nossa lingua e o pior...aos poucos!

Jéssica, Lhais, Luan e Thyago - 3ºC

Denii disse...

Há algumas palavras e expressões que não podem ser traduzidas com eficácia para o português. Neste caso, o uso do estrangeirismo é aceitável. Não vejo mal nenhum nisto, desde que não haja uso desfreado de palavras estrangeiras. Também deve se ressaltar que é importante saber o que está dizendo. . Devemos fazer uso dos estrangeirismos na medida certa, sem esquecer os recursos linguísticos que temos na nossa própria linga, o português.

Denii disse...

Há palavras em inglês que não possuem um correspondente ideal em português, e assim sendo, opta-se por usar a palavra no seu vocábulo original. Não há mal em usar os estrangeirismos, desde que não haja abuso. Se a palavra possui correspondente em português, não há necessidade de usá-la em outra língua. O uso excessivo dos estrangeirismos pode tornar a comunicação difícil para pessoas que não tem conhecimento em uma língua estrangeira. Além de tudo, faz com que a beleza e o charme da língua portuguesa sejam perdidos. Devemos fazer uso dos estrangeirismos na medida certa, sem esquecer os recursos linguísticos que temos na nossa própria lingua, o português.